O universo do Hip Hop é de fato extremamente vasto, são inúmeras produções realizadas a cada dia que passa e o movimento vai tento uma ampliação exponencial com o tempo.
Além das músicas, das danças, das artes visuais e da moda o Hip Hop também é influente e protagonista quando se fala em filmes e séries, por isso confira 10 filmes.
SABOTAGE: Maestro do Canão.
Sabotage é um dos maiores nomes do Rap nacional e tem uma importância gigante não só para a cultura brasileira mas também (e principalmente) para as favelas. O documentário mostra um pouco dessa importância a partir do depoimento daqueles mais próximos ao maestro.
Disponível em: YouTube
Um Homem Chamado Scott.
O documentário remonta a vida e a carreira meteórica de Kid Cudi. No filme amigos e colaboradores como Pharrel, Kanye West, Willow Smith, A$AP Rocky, Jaden e muitos outros ajudam a contar essa história.
Um Homem Chamado Scott’ tem diversos registros do começo de sua carreia, de seu primeiro sucesso [Day ’n’ Night], os álbuns seguintes e levanta muitas questões sobre oque é criar e ser um artista de fato.
22
A série “22” não necessariamente diz respeito diretamente ao Rap, no entanto trás o rapper Young Maska ao lado do rapper Dfideliz nessa produção nacional.
Eric (Dfideliz) acorda do coma em um cenário apocalíptico pós-pandemia, ao encontrar Malcolm (Mascarenhas) os dois juntos se deparam com uma série de problemas nesse novo mundo e tentam juntos sobreviver a ele.
Disponível em: YouTube
JEEN-YUHS: Uma Trilogia Kanye.
O documentário dividido em 3 partes relata de perto a ascensão de Kanye West. O registro feito por Clarence “Coodie” e Chike Ozah revela momentos de amor e ódio vividos por YE desde o começo de sua carreira.
O documentário exibe o processo criativo de Kanye, suas frustrações, suas amizades com Jay-Z, Pharrel e muito mais.
Disponível em: Netflix
Trap de Cria.
O documentário dirigido pelo Diego Esteves se volta para a cena carioca do Trap na busca registrar a estética própria do subgênero.
Os artistas do Rio de Janeiro deram ao Trap uma nova cara e se destacaram doque o restante do Brasil fazia. Nesse sentido o Diego tenta entender a influência da favela e de outras questões no Trap de cria em conversas com Meno Tody, LisMC, DaBabi, Cinquenta e Gxlden.
Disponível em: YouTube
Notorious B.I.G. A Lenda do Hip Hop.
O documentário celebra a vida de Christopher George Latore Wallace, mundialmente conhecido como Notorious B.I.G.
A história com imagens inéditas de Biggiee a presença de sua mãe no filme mostram um outro lado dessa lenda do Hip Hop enquanto acomulava sucessos nos anos 90.
Disponível em: Netflix
L.A.P.A.
O bairro polêmico da Lapa no Rio de Janeiro é históricamente o ponto de encontro mais famoso da cidade, inclusive de toda a cena do rap carioca.
O documentário registra esses encontros históricos nas batalhas de MCs do centro e a correria em tentar viver de Rap pelos olhos de nomes como Funkeiro, Aori, Kelson, BNegão, Black Alien, D2 e muito mais.
Disponível em: YouTube
All Eyez On Me.
O filme biográfico de Tupac Shakur mostra desde os primeiros passos do rapper em Nova York até como uma das vozes mais influentes e importantes do mundo.
A trama passa por sua scenção com a Death Row Records , a relação com sua Mãe Afeni Shakur, sua distputa com Biggie e mais.
Disponível em: Sites Secundários
A Onda do Break.
A PUMA ao lado da A21 Filmes e do coletivo MAD LAB RATS produziu um documentário pra lá de especial sobre o Break Dance no Brasil.
O documentário remonta a trajetória do Break em solo brasileiro em seus primórdios em SP, tudo isso com diversas crews da época reunidas para reviver a história.
Disponível em: YouTube/Pum
Atlanta.
A série acompanha Earn (Donald Glover) e seus problemas em ATL ao decidir gerenciar a carreira de seu primo Alfred ‘Paper Boi’ no Rap. Na tentativa de fazer uma grana e ao mesmo tempo provar seu valor para Vanessa (mãe de sua filha), Earn acaba se envolvendo em situações difíceis ao lado de Paper Boi e seu amigo Darius.
A série que está indo para a 3 e 4 temporada é genial em abordar assuntos como racismo, a vida no gueto, o cenário do Rap e mais.
Disponível em: Netflix