O presidente do Spotify, Daniel Ek, afirmou na ultima semana que a maior plataforma de streaming de música, está considerando aumentar o preço de seus planos de assinatura mensal.
Embora Ek tenha afirmado que o Spotify está preparado para esse aumento, ele explicou que ainda depende de negociações com grandes gravadoras.
Essa é a primeira vez que o CEO do Spotify expressou o desejo de aumentar os preços, tentando assim, colocar as grandes empresas de música em uma posição que as obrigue a dar o próximo passo.
Alguns dos principais executivos da indústria musical, incluindo Robert Kyncl, da Warner Music Group, criticaram anteriormente o Spotify e outros serviços de streaming por não aumentarem os preços, contribuindo efetivamente para a desvalorização da música.
Daniel Ek ressaltou que planos de assinatura de custo mais alto não afastam um número significativo de clientes e que a plataforma tem muitos dados que comprovam isso.
O Spotify reportou receitas totais de 3 bilhões de euros (R$ 16,65 bilhões) no primeiro trimestre deste ano, um aumento de 14% em relação a 2022, mas ligeiramente abaixo do que a empresa esperava, já que os temores macroeconômicos prejudicaram o negócio de publicidade do Spotify em cerca de US$ 20 milhões.
No entanto, a empresa teve um aumento de 22% ano a ano na média mensal de usuários, elevando esse número para um total de 515 milhões.
Os assinantes Premium também aumentaram 15%, para 210 milhões, em comparação com 182 milhões há um ano, graças ao crescimento dos planos familiares e duplos do Spotify. Os usuários apoiados por anúncios aumentaram 26%, para 317 milhões.