Após muita espera dos torcedores, Neymar Jr. se apresentou oficialmente como novo jogador do Santos Futebol Clube na última sexta-feira (31/01) com direito a apresentações musicais de Mano Brown, MC Binn, Projota e Supla no gramado do estádio Vila Belmiro.
E entre os grandes momentos do evento, algo marcou principalmente a comunidade da cultura hip-hop brasileira: o abraço entre o jogador e o lendário integrante do icônico grupo de rap paulista Racionais MCs.
No vídeo viralizado nas redes sociais, o atacante mostra a felicidade ao enxergar o rapper de longe e logo corre para cima de Brown, pulando em seu colo e tirando um sorriso sincero do artista- o que, inclusive, diversas pessoas lembraram não ser tão fácil de ver neel.
Apesar disso, alguns internautas seguem expressando o descontentamento com a situação, mencionando posições políticas e atitudes de Neymar, que no ano passado chegou a demonstrar apoio à PEC da privatização das praias.
“Com todo respeito, mas por que vocês homens têm tanto medo de criticar o Mano Brown? E eu nem falo tanto por isso em si, mas o Mano Brown tá dando bola fora já tem tempo e vocês ficam cheios de dedo pra falar dele, cara”, questionou uma usuária.
Já outro perfil enxergou a situação apenas como o reflexo do povo periférico: “Mano Brown tem Neymar como ídolo do seu time e sabe que Neymar fez e faz um monte de merda, mas e daí? É assim que somos.”
Polêmica passada envolvendo Mano Brown e Neymar
Em 2022, repercutiu uma suposta indireta de Mano Brown para Neymar – que havia declarado apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) – durante discurso em um show.
“No Brasil, o preto rico fica branco e ele ataca os outros pretos. Ele vota contra os outros pretos e ele não é mais preto. Essa é a regra básica da sobrevivência do preto no Brasil: ganhar dinheiro e ficar branco. Infelizmente, é a verdade ou me prove o contrário”, declarou o rapper.
Voltou com tudo: Neymar em seu primeiro treino no retorno ao Santos
Neymar chegou ao Centro de Treinamento Rei Pelé de helicóptero por volta das 8 horas e 15 minutos desta segunda-feira (03) para a apresentação marcada para às 8 horas e 30 minutos.
O jogador estava em Mangaratiba, no Rio de Janeiro, e viajou direto para Santos. O ídolo do Peixe se apresentou na sexta e folgou no sábado e domingo, com treinos apenas em sua própria academia.
Nesta segunda, ele já treinou em campo e deve estrear contra o Botafogo-SP, em jogo que acontece na próxima quarta – no seu aniversário de 33 anos -, na Vila Belmiro, pelo Campeonato Paulista. O camisa 10 ainda participará de uma conversa com o treinador Pedro Caixinha para decidir por quantos minutos atuará.
O impacto da chegada de Neymar ao Santos
Apesar do pouco tempo desde o retorno, a volta do Neymar ao seu time coração já demonstra um impacto significativo em termos de valorização de patrocínios e engajamento comercial.
Conforme apurado pelo jornal Lance!, o Santos recebeu propostas de mais de dez empresas interessadas em patrocinar a camisa alvinegra. Como exemplo da valorização, está o espaço ocupado pela fintech de seguros automotivos Loovi, nova patrocinadora.
Antes da chegada do craque, a comercialização acontecia por R$ 600 mil. Agora, o valor subiu para R$ 3 milhões – representando um crescimento de 400%.
Inicialmente, o clube planejava uma grande festa no Pacaembu e na Vila Belmiro para celebrar o retorno de Neymar, visando multiplicar os ganhos com ênfase para os parceiros comerciais.
Uma das propostas envolvia até mesmo envelopar o helicóptero usado pelo jogador para sobrevoar o Pacaembu. No entanto, a negociação com o patrocinador pessoal do atleta não evoluiu como o esperado, fazendo com que a Netshoes assumisse o protagonismo e passasse a operar também a Santos Store, a loja virtual oficial do Peixe.