quarta-feira, 5 fevereiro, 2025
More

    DLRE no Top Álbuns Debut Global: BK’ faz história com seu novo projeto

    Novo disco do BK', "Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer" foi o segundo álbum mais ouvido em sua semana de estreia

    O rapper carioca BK’ chegou com o lançamento do seu quinto álbum, “Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer há uma semana e apesar do pouco tempo nas ruas, o projeto já vem conquistando os corações do público e atingindo grandes marcos.

    Como divulgado pelo Spotify na última segunda-feira (03), o disco foi o segundo mais ouvido da plataforma globalmente na última semana, ficando atrás apenas para “Hurry Up Tomorrow“, do grande astro internacional The Weeknd.

    Além dessa expressiva conquista, “DLRE” também teve 16 músicas no Top 200 do Spotify Brasil, 3 músicas no Top 30 do YouTube Brasil, terceira posição no Top Albums Brazil do Spotify, oitava maior estreia de disco no Spotify Brasil, Top #1 Álbuns na Apple Music Brasil e 12 músicas no Top 100 da Apple Music Brasil.

    Com 16 faixas inéditas, o trabalho passeia desde o rap junto com o samba na colaboração com Pretinho da Serrinha, até o R&B com Fat Family e o trap com MC Maneirinho, apresentando uma relevante pluralidade sonora.

    Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer” conta ainda com samples dos ilustres Milton Nascimento e Djavan, e participações especiais de Luedji Luna, Evinha, além de Luciana Mello, Melly, Borges, Maui e Jenni Rocha.

    “DLRE: O Filme”

    Antes do lançamento, o álbum recebeu um curta-metragem filmado na Etiópia e desenvolvido em parceria com o estúdio criativo AKQA Coala.Lab, complementando toda a narrativa apresentada nas canções.

    Para a criação do filme, Abebe Bikila – nome inspirado no primeiro africano a conquistar uma medalha de ouro olímpica – desembarcou pela primeira vez na Etiópia, um dos poucos países africanos não colonizados, no final do ano passado.

    O curta constrói uma metáfora sobre o instinto de sobrevivência humano, remetendo à era das sociedades nômades na pré-História. Nesse conceito, o artista lidera um bando e protagoniza uma história que simboliza a necessidade de abandonar tudo o que impede o progresso; como antigas crenças, comodismo ou vínculos frágeis.

    Visando o alcance dos objetivos, o filme ressalta a importância do desprendimento, determinação e foco. Através de muito simbolismo, como o que é devorado pela hiena (um dos predadores mais ferozes da África e figura presente em Harar, cidade onde o curta-metragem foi produzido), “DLRE: O Filme” destaca que tudo o que o atrasa deve ser deixado para trás.

    Diamantes, Lágrimas e Rostos para Esquecer é um retrato da riqueza da música brasileira. Este disco celebra as conexões que construímos ao longo do caminho, dando espaço para toda a nossa pluralidade. Cada colaboração é uma extensão da minha visão, um diálogo musical e cultural sobre o que somos enquanto movimento. Eu quis homenagear todos esses grandes artistas de diversas gerações”

    – bk’

    Curiosidades por trás das músicas

    Com o fator colaborativo como o principal pilar, “DLRE” engloba as produções do duo de DJs Deekapz, Kolo, Kizzy e Ruxn, Sango e Aidan Carroll, Theo Zagrae, JXNV$ e Nansy Silvvz. FYE, principal aposta do selo de BK’, Gigantes, também assinou a produção de “Mandamentos“.

    Guiada pelo olhar criativo de um dos principais nomes do rap nacional, a seleção de produtores apresentou uma jornada musical que segue impressionando o público em diferentes pontos e camadas.

    Você Pode Ir Além” abre a tracklist com participação de FYE – colaboração dupla, presente também na faixa “Te Devo Nada” – com riffs de guitarra e muita bateria que costuram um rap ritmado, na trilha sonora para o filme que acompanha o disco.

    Só Eu Sei” traz o sample da canção “Esquinas” (1984), de Djavan, um dos maiores ídolos de Abebe, que celebrou: “Ter minha obra revisitada por artistas de gerações mais jovens reafirma a diversidade da minha música e me deixa muito feliz. BK’ é um cronista da realidade brasileira e conecta ‘Esquinas’ a sua escrita sempre precisa e autêntica. Gostei do resultado”.

    Na sequência, “Não Adianta Chorar” traz o samba de Pretinho da Serrinha. Seguindo as homenagens às lendas da música brasileira, a voz de Evinha aparece em “Só Quero Ver”. Em seguida, vem “Ninguém Vai Tirar Minha Paz com Milton Nascimento e Melly.

    Unido ao rap de BK’, o R&B melódico de Fat Family causa destaque em “Da Madrugada”. “Nossa música sempre teve conexões com a cultura hip-hop, unindo o soul e R&B brasileiro às mensagens e influências do gênero. A homenagem do BK’ reafirma o impacto intergeracional do nosso som, celebrando nossas raízes e a força da música negra brasileira”, afirma o grupo.

    Jenni Rocha soma em “Medo De Mim”, Maui em “Real”, MC Maneirinho em “Mandamentos” e “Quem Não Volta” chega com a colaboração de Luciana Mello. Já Luedji Luna e Borges completam a lista de feats em “Abaixo Das Nuvens”.

    O interlúdio “Monstro” marca a metade da imersão do disco, enquanto “Eu Consegui”, “Amém, Amém” e “Cacos De Vidro” completam a tracklist. 

    Faça parte do nosso canal no Instagram e fique por dentro das últimas notícias!

    Mais lidas da semana

    Sintonia: Netflix anuncia a data da Quinta e última temporada.

    Já pode se preparar para o último abraço de Nando (Christian Malheiros), Rita (Bruna Mascarenhas) e Doni (Jottapê)!A Netflix anunciou que a quinta temporada...

    Poesia Acústica

    Fique por dentro!

    Receba nossas atualizações semanais no seu E-Mail.

    ÚLTIMAS ATUALIZAÇÕES