“Sonho Trapstar” chega como um marco na indústria de jogos brasileira ao explorar o universo musical do Trap. Desenvolvido em parceria pelo Studio Salve! e a produtora Outlaws desde setembro de 2022, o jogo transporta os jogadores para uma São Paulo distópica, tomada por zumbis infectados pela nova Covid e controlada por uma milícia impondo o toque de recolher.
Um dos aspectos impressionantes do “Sonho Trapstar” é a sua qualidade gráfica, pois foi desenvolvido utilizando a Unreal Engine, um poderoso motor gráfico desenvolvido pela Epic Games e amplamente utilizado em jogos populares do PlayStation 5.
O jogo oferece uma jogabilidade semelhante ao famoso jogo “GTA – Grand Theft Auto”, com uma perspectiva aérea que coloca o jogador no mapa da cidade de São Paulo, sendo necessário completar missões para desbloquear novos níveis.
O jogo é dirigido pelo renomado jornalista e quadrinista Alexandre De Maio, cofundador do portal Catraca Livre e criador da primeira revista especializada em Rap Nacional do país, intitulada “Rap Brasil”. Alexandre De Maio é também um pioneiro do jornalismo em quadrinhos, sendo autor das HQs “Raul” e “Desterro”, esta última em colaboração com o poeta e romancista Ferréz.
O game trás ainda uma crítica social à violência da cidade de São Paulo, à exploração capitalista dos artistas e ao abandono do centro metropolitano, apresentando uma São Paulo invertida no estilo cybertrap. O objetivo do jogo é trazer a cultura de rua para o universo dos videogames e mostrar que é possível produzir jogos de alta qualidade no Brasil.
Além do contexto do jogo, “Sonho Trapstar” apresenta músicas inéditas de DaLua, um dos principais artistas da produtora Outlaws,escolhido como protagonista do jogo, que na trama, precisa resgatar seu equipamento no centro de uma São Paulo, evacuado devido ao toque de recolher imposto pela milícia, uma empresa de segurança contratada pelo governo para substituir a polícia militar. A situação é agravada por uma nova variante da Covid, a Covid-20, que transformou 70% da população em zumbis.
Cris Konebo, diretor da Outlaws, destaca a inovação trazida pelo jogo, que permite ao artista lançar suas músicas de uma maneira nova e oferece uma nova forma de interação do público com a obra do artista. Konebo também menciona a possibilidade de continuação do jogo e o potencial para desenvolver jogos de outros artistas da produtora.
O jogo conta com o apoio de marcas renomadas, como Kings, HBT e aLeda. Igor Morais, CEO da marca Kings, destaca o compromisso da empresa em se manter à frente dos concorrentes, ressaltando o apoio à produção do primeiro jogo de Trap do país. Ele afirma que itens da Kings poderão ser encontrados dentro da aventura do jogo, ampliando a experiência dos jogadores.
Com a demo gratuita disponível para download a partir do dia 17 de maio, os jogadores poderão ter um gostinho do que está por vir, além de explorar a cidade de São Paulo repleta de desafios. Para acompanhar o desenvolvimento do jogo e ficar por dentro das novidades, os interessados podem seguir o perfil @sonhotrapstar nas redes sociais.